Patrono dos Caminheiros
O Patrono dos Caminheiros é o S. Paulo. Como S. Paulo, os Caminheiros aprendem a dialogar com todas as pessoas, no respeito pela diferença e pelo ritmo de cada um, mas na afirmação de um só caminho para a Salvação: Cristo Jesus.
Vida de S. Paulo
O apóstolo Paulo de Tarso, cujo nome original era Sha'ul, que em português que dizer Paulo nasceu antes do ano 10 d.C. em Tarso na Cilícia. É considerado por muitos cristão como o mais importante díscipulo de Jesus e uma das figuras mais importantes no desenvolvimento do Cristianismo nascente.S. Paulo foi um apóstolo diferente dos demais, por ter dado maior ênfase aos irmãos gentios. Paulo viveu com Jesus Cristo como outros verdadeiros Apóstolos.
Era um homem de culto, frequentou a Escola de Gamaliel, em Jerusalém, tinha feito uma carreira no Templo (era Fariseu), onde foi sacerdote. Destaca-se dos outros apóstolos pela sua cultura. A sua língua materna era o Grego e também dominava o aramaico.
Foi educado em duas culturas: grega e judaica e fez muito pela difusão do Cristianismo entre os gentios, pelo qual é considerado uma das principais fontes da doutrina da Igreja. As suas Epístolas formam uma secção fundamental do Novo Testamento. Há quem diga que foi S. Paulo que verdadeiramente transformou o cristianismo numa nova religião, e não mais uma seita do Judísmo.
Foi a mais destacada figura cristã a favorecer a abolição da necessidade da circuncisão e dos estritos hábitos alimentares tradicionais judaicos. Esta opção teve a princípio a oposição de outros líderes cristãos, mas, em consequência desta revolução, a adoção do cristianismo pelos povos gentios tornou-se mais viável, ao passo que os Judeus mais conservadores, muitos deles vivendo na Europa, permaneceram fiéis à sua tradição, que não tem um móbil missionário.
S. Paulo