Patrono dos Pioneiros
O Patrono dos Pioneiros é o S. Pedro. Foi o apóstolo escolhido por Cristo para presidir a Igreja que nascia. É considerado pela Igreja Católica Romana como o "príncipe dos apóstolos" e o fundador, junto de S. Paulo, da Igreja de Roma (a Santa Sé), sendo-lhe reconhecido ainda o título de primeiro Papa.
Vida de S. Pedro
S. Pedro nasceu no Século I a.C. em Betsaida, Galiléia e faleceu aproximadamente no ano 67 em Roma. Foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, como está escrito no Novo Testamento. É considerado como o primiero Papa pela Igreja Católica. Segundo a Bíblia o seu nome original era Simão.Antes de se tornar um dos doze díscipuls de Cristo, Simão era pescador. Nasceu em Betsaida, morava em Cafarnaum e era filho de um homem chamado João.
Segundo os envagelhos, S. Pedro teria conhecido Jesus quando este lhe pediu que utilizasse uma das suas barcas e Pedro concedeu-lhe a barca que estava mais afastada da margem. Quando Jesus acabou a pregação disse a Simião que fosse pescar de novo com as redes mias profundas. Ao ouvir isto Pedro disse que já tinha tentado e tinha sido em vão, não conseguiu pescar nada. Mas Pedro mesmo assim foi pescar como Jesus lhe tinha dito e nessa noite Pedro pescou imensos peixes que até necessitou da ajuda dos seus sócios João e Tiago e estas barcas iam rebentando ao puxar tanto peixe. Com isto Pedro pediu a Jesus para que este se afastasse dele pois era um pecador. Mas Jesus respondeu dizendo que Pedro se tornada o "pescador de Homens".
S. Pedro